Divina de fátima dos Santos

Doutora em Psicologia Clínica

Professora Divina participa de mesa redonda: "Desconstruindo Tabus: Um diálogo sobre a diversidade sexual e de gênero" com Ayla Camargo

Durante a noite do dia 9 de maio de 2022 ocorreu no auditório do Centro Universitário Módulo, uma mesa redonda mediada pelas professoras Sandra F. Faustino dos Santos e Divina de Fátima dos Santos e que contou com a participação da socióloga e pedagoga Ayla Camargo e que tinha como tema: “Desconstruindo Tabus: Um diálogo sobre a diversidade sexual e de gênero”.

Ayla concedeu uma valiosa contribuição ao debate da noite ao apresentar aos alunos de pedagogia e de psicologia temas que envolvem seu objeto de pesquisa aplicado nas questões sociais mais latentes atualmente, como gênero e sexualidade, expondo como essas questões ainda são tidos como tabus e que precisam ter sua estigmatização superada. 

A socióloga conduziu sua apresentação com maestria ímpar, demonstrando muito conhecimento que eram aplicados com a delicadeza que o tema demanda, sem economizar em dados históricos, abordando períodos diversos como antiguidade grega e até a cultura de povos indígenas durante a época da colonização do Brasil com a vinda dos europeus para a para a América do Sul, mostrando, assim que culturalmente, os papéis sociais de homens e mulheres foram construídos e modificados ao longo da história. 

Ayla ainda alertou sobre a utilização da imagem da mulher de forma objetivada na mídia e sobre o quanto pesa a exploração do corpo e da sexualidade feminina, levando a banalização de sua imagem. A socióloga ainda expôs o fenômeno que ainda oprime mulheres e meninas que ainda sofrem para tentar atender a um determinado padrão social que é exigido seja culturalmente, religiosamente ou advindo de outros fatores determinantes.

É sempre muito valiosa a contribuição de profissionais tão brilhantes como Ayla Camargo, sendo extremamente importante esse tipo de debate na formação de psicólogos(as) e pedagogos(as) que passarão a assimilar que a diversidade faz parte da humanidade e que isso nos enriquece culturalmente, nos impedindo de perpetuar preconceitos completamente ultrapassados. 

Além da exposição de Ayla, durante a noite houve uma apresentação teatral musicada e que foi brilhantemente apresentada pelos alunos de pedagogia, estudantes da disciplina de libras, realizaram uma atividade musicada e dançada que agregou muito ao evento, que contou, ainda com sorteio de livros aos presentes: estudantes, convidados e toda a comunidade interna e externa que prestigiaram a noite.

Imagens do evento seguem abaixo.

Psicóloga Divina

Doutora em Psicologia Clínica

  • divina.multiply@gmail.com