Professora Divina participa da Semana da Responsabilidade Social on-line com roda de conversa e atividades para a comunidade

Cartaz-Setembro-Amarelo

Divina de fátima dos Santos

Doutora em Psicologia Clínica

Professora Divina participa da Semana da Responsabilidade Social on-line com roda de conversa e atividades para a comunidade

Cartaz-Setembro-Amarelo

A professora Dra Divina participou nos dias 21 a 25 de setembro, a Semana de Responsabilidade Social 2020, evento promovido pelo  Centro Universitário Módulo e Faculdade São Sebastião (FASS). A ação contemplou alunos e a comunidade em geral, e ofereceu uma roda de conversa com temas voltados à promoção da saúde, bem-estar, orientação, serviços e capacitação.

A semana contou com atividades que foram desde capacitação profissional, empreendedorismo até voluntariado. Além de ações que visam o bem-estar emocional e físico, como debates sobre mindfulness e aulas de yoga e shows musicais.

Confira a roda de conversa promovida durante a noite do dia 25 de setembro:

 

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É durante este período que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e divulgar espaços que oferecem apoio para aqueles que precisam. A escolha do mês se deu em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro.

Todos os anos são registrados cerca de doze mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo, de acordo com dados apresentado pelo site da campanha Setembro Amarelo. Segundo o informativo ‘Suicídio: informando para prevenir’, o número de vidas perdidas desta forma, anualmente em todo o mundo, ultrapassa o número de mortes decorrentes de homicídio e guerra.
É por essa razão que iniciativas dessa natureza se fazem cada vez mais necessárias em todas as esferas sociais, bem como o apoio de instituições às ações promovidas.

Psicóloga Divina

Doutora em Psicologia Clínica

Professora Divina participa de ação de extensão debatendo saúde mental no contexto da pandemia de COVID-19

Divina de fátima dos Santos

Doutora em Psicologia Clínica

Professora Divina é convidada para ação de extensão debatendo a saúde mental no contexto da pandemia de COVID-19

Em 12 de setembro de 2020, sábado, a partir das 18h00, aconteceu, de modo virtual, a atividade de extensão “Setembro amarelo e saúde mental na pandemia” que foi organizada por bolsistas do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet” que ocorre no âmbito do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e que é coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Esta atividade contou com a participação das psicólogas Dra. Divina de Fátima dos Santos e Dra. Maria Cecilia Gracioso Costa. A equipe deste projeto de extensão agradece imensamente às duas psicólogas que participaram com desprendimento desta ação e compartilharam com os participantes os conhecimentos profissionais sobre os temas abordados.

Foto: Imagem de divulgação deste evento produzida pela estudante Lais Rodrigues Ramos

Os bolsistas extensionistas que organizaram e participaram diretamente desta atividade – juntamente com o professor Ricardo Plaza – foram os seguintes alunos de cursos superiores do IFSP-Caraguatatuba: Larissy Santos da Silva, Kaue Marques Barbosa, Lais Rodrigues Ramos, Danilo Henrique Oliveira Souza e Vinicius Carvalho Rosa. A bolsista Sofia Kaiser Sant Ana de Jesus também colaborou para o planejamento prévio desta atividade.

Foto: “Debate Consciência” no Instagram

A bolsista Larissy convidou as psicólogas Divina e Maria Cecilia para esta ação, bem como foi ela quem conduziu os debates e as intervenções que ocorreram. Além disso, os extensionistas Larissy e Kaue, com o apoio de seus colegas bolsistas, prepararam e organizaram as ferramentas tecnológicas necessárias para que a atividade acontecesse com sucesso. O evento se efetivou como uma vídeo-conferência do “Google Meet” e a transmissão em tempo real (“streaming”) foi realizada no Youtube, pelo canal “Debate Consciência”, organizado pela equipe de bolsistas deste projeto de extensão.

Foto: Lais, Ricardo, Danilo, Vinicius, Maria Cecilia, Kaue e Divina

No início foi apresentado um vídeo de curta duração (4 minutos) intitulado “4 fatos sobre a saúde mental no Brasil” do canal “Minutos Psíquicos” do YouTube e que está disponível para ser assistido no link. Este vídeo, a partir de uma pesquisa fundamentada em dados científicos, aborda a evolução nos últimos anos no Brasil, de índices: sobre transtornos de ansiedade e depressivos; sobre o número de suicídios; sobre as preocupações das pessoas a respeito da pandemia de COVID-19; sobre a procura por ajuda profissional no que diz respeito à saúde mental.

Foto: Canal “Minutos Psíquicos” do YouTube

A seguir foi iniciado o debate com a apresentação de algumas ideias a respeito dos temas abordados pela professora Divina de Fátima dos Santos que é doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP e é docente do Centro Universitário Módulo e da Faculdade São Sebastião. Em sua intervenção, a professora Divina destacou que há ainda poucos profissionais da área de psicologia no serviço público para uma demanda gigantesca. Divina enfatizou também que quando uma pessoa percebe e reconhece que não está bem, este autorreconhecimento em si já é algo positivo: é a partir da autoconsciência que a pessoa pode tomar a decisão de procurar ajuda de um profissional que tenha feito um curso de graduação e esteja habilitado para tratar com questões de saúde mental.

Foto: Professora Divina de Fátima dos Santos

A professora Maria Cecilia Gracioso Costa, que é graduada em Psicologia no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, deu sequência ao debate enfatizando a importância de trabalhar as emoções na educação das crianças, desde a mais tenra idade, ensinando-as a falar e refletir sobre os seus sentimentos. Assim é importante trabalhar com questões que articulem psicologia e educação, para o ensino do sentir, de modo a lidar com questões como: por que se está triste, por que se está com raiva?

Foto: Professora Maria Cecilia Gracioso Costa

As duas psicólogas puderam, durante o evento, se aprofundar nos temas abordados. O professor Ricardo Plaza procurou também trazer questões a respeito dos assuntos em foco. Antes do término do evento, foi apresentado um segundo vídeo do canal “Minutos Psíquicos” do Youtube intitulado “Como procurar ajuda psicológica?” (com 4 minutos) que está disponível para ser assistido gratuitamente no link.

Foto: Professora Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Durante a transmissão os participantes puderam realizar perguntas e fazer comentários por meio do “chat” do Youtube; vários destes comentários foram reproduzidos por áudio durante a ação e as psicólogas tentaram responder as questões formuladas. No canal “Debate Consciência” do Youtube, o vídeo intitulado “Setembro amarelo e Saúde mental na pandemia” (com duração de 1 hora e 53 minutos), referente a esta ação, está disponível para todos os interessados assistirem no link.

Foto: “Como procurar ajuda psicológica?”, vídeo do canal “Minutos Psicológicos”

Esta foi a segunda ação realizada pelo projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”. Este projeto foi aprovado no âmbito do Edital 196 de 11 de junho de 2020 da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, referente ao “Programa Institucional de Apoio a Atividades de Extensão do IFSP – Em tempos de Distanciamento Social” que dialoga com o período da pandemia de COVID-19 pelo qual estamos vivendo. Os recursos viabilizados por este edital 196 permitem o financiamento de bolsas a seis alunos extensionistas selecionados para a execução das atividades previstas para este projeto. O objetivo deste projeto de extensão é colaborar para disseminar o conhecimento, a cultura e a ciência, por meio da internet, durante a pandemia de coronavírus.

Os bolsistas extensionistas deste projeto agradecem tanto à Pró-Reitoria de Extensão do IFSP pelas bolsas fomentadas pelo edital 196, quanto às pessoas que participaram ativamente e prestigiaram este vídeo-debate, inclusive com a realização de perguntas e reflexões. Sugestões para temas das ações futuras deste projeto são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer membro da equipe.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

Psicóloga Divina

Doutora em Psicologia Clínica

Professora do Centro Universitário Módulo e Faculdade São Sebastião (FASS) participa como integrante de Banca Examinadora

Divina de fátima dos Santos

Doutora em Psicologia Clínica

Professora Divina integra Banca Examinadora

A professora Centro Universitário Módulo e Faculdade São Sebastião (FASS), Dra Divina de Fátima dos Santos participou de sessão pública como membro da mesa examinadora responsável por avaliar o trabalho intitulado “Indústria Criativa: Estudo de Casos das Atividades Culturais Em Uma Obra de Assistência Social Na Região Sudeste De São José Dos Campos/SP” que foi produto da defesa de dissertação de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional”, apresentada pelo mestrando Fabrício André Faria.  Além da presença da Doutora Divina, a mesa examinadora também foi composta pelos professores doutores Quésia Postigo Kamimura e  Edson Trajano Vieira, que orientou e presidiu  a banca.

A cerimônia ocorreu nas dependências da Universidade de Taubaté (Unitau) e as imagens podem ser vista abaixo:

Psicóloga Divina

Doutora em Psicologia Clínica

Intergeracionalidade: Cartas na Mesa é apresentado em primeiro evento oficial da Academia Caraguatatubense de Letras

Divina de fátima dos Santos

Doutora em Psicologia Clínica

Intergeracionalidade: Cartas na Mesa é apresentado em primeiro evento oficial da Academia Caraguatatubense de Letras

A psicóloga Dra. Divina de Fátima dos Santos que atua como professora no Centro Universitário Módulo e na Faculdade São Sebastião, lançou seu livro “Intergeracionalidade: Cartas na Mesa” no primeiro evento oficial da Academia Caraguatatubense de letras. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Caraguatatuba no dia 10 de fevereiro de 2020 e também contou com o lançamento do livro “Vida e Magistratura com Bom Humor” do desembargador Dr. Vladimir Passos de Freitas.

A Academia foi fundada em 13 de dezembro de 2017, por meio da lei municipal nº 2.385/2017 de autoria do vereador Carlinhos da Farmácia. Estiveram presentes prestigiando a cerimônia os membros representantes da associação literária: João Mario Estevam da Silva, professor e juiz de Direito Titular da 2ª Vara Cível de Caraguatatuba; Maria Antônia de Lima Ribeiro Furgeri, mestre e reitora do Centro Universitário Módulo; Marcelino Sato Matsuda, professor e coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Módulo, a noite também contou com a presença do Prefeito Aguilar Junior, do Presidente da Câmara dos vereadores Carlinhos da farmácia, bem como vários outros amigos e admiradores.

Dr. Freitas é desembargador aposentado e já presidiu o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, são 74 anos de vida e mais de duas décadas de vida profissional com muitas histórias para contar, todas elas relatadas em sua obra. O Município de Caraguatatuba fez parte de sua história, local onde iniciou sua carreira profissional e que também foi retratada nas páginas de “Vida e Magistratura com Bom Humor”.

“Intergeracionalidade: Cartas na Mesa”, livro da Professora Dra. Divina apresentado no evento, foi resultado do trabalho realizado durante o desenvolvimento de sua tese de doutorado pela PUC-SP. A obra é premiada e reconhecida no meio acadêmico e entre profissionais que trabalham com questões intergeracionais. No livro são abordados assuntos relacionados a psicologia, gerontologia, educação, sociologia, e demais temas que envolvem a subjetividade humana.

Uma das metodologias aplicadas no desenvolvimento da obra da Dra. Divina foi a grafoterapia. O estudo ocorreu por meio da análise de conteúdo da troca de cartas escritas entre idosos de um Centro de Referência do Idoso vinculado ao SEPEDI e crianças de escolas públicas vinculadas a Secretaria Municipal de Educação ambas na cidade de Caraguatatuba- SP.

Dra. Divina enfatizou sobre a necessidade de se ampliar trabalhos interventivos que possam unir as diferentes gerações. Esse tipo de atividade tem crescido dentro e fora do Brasil desde os anos 90 com objetivo de diminuir o distanciamento e conflitos entre gerações. Dessa forma, o convívio harmônico entre pais e filhos, avós e netos, de jovens e idosos dentro e fora de uma família, decorre da transformação de estruturas econômicas e políticas e tal processo passa necessariamente pela educação das novas gerações desde muito cedo.

As iniciativas intergeracionais também são assimiladas como formas aliadas ao combate e mobilizações contra o preconceito geracional, racial, étnico, de gênero, e a todo e qualquer tipo de preconceito. Divina afirmou que em seu livro pretendeu “dar visibilidade e voz a idosos e crianças, categorias que compõem uma importantíssima parcela de nossa sociedade e que não raro, são negligenciados pelas políticas sociais.”

Confira abaixo as imagens!

Psicóloga Divina

Doutora em Psicologia Clínica

CONVITE

Divina de fátima dos Santos

Doutora em Psicologia Clínica

CONVITE

ATENÇÃO

Para todos que perderam o coquetel de Lançamento do livro Intergeracionalidade: Cartas Na Mesa, poderão comparecer a este novo evento  que ocorrerá na Academia Caraguatubense de Letras.

Quem desejar também poderá adquirir o Livro no local

Psicóloga Divina

Doutora em Psicologia Clínica

Professora Divina promove campanha pela não violência

Divina de fátima dos Santos

Doutora em Psicologia Clínica

Professora Divina promove campanha pela não violência

Com o objetivo de despertar a conscientização de cada cidadão sobre a cultura da paz e a prática da não violência, a professora Dra Divina e os estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Módulo, promoveram no último dia 4/11, um encontro com o objetivo de debater a invisível violência psicológica que ainda afeta boa parte da população, sobretudo, os mais fragilizados socialmente e que inclusive foi relatada por várias estudantes em situações que vivenciaram esse tipo de experiência.

Em 2019, o município de Caraguatatuba por meio das secretarias municipais vem realizando a campanha dos 16 dias de atividades em prol do fim de todo tipo de violência e o Centro Universitário Módulo não podia ficar de fora. Dessa forma, os estudantes de pedagogia decidiram abordar a violência psicológica e tentaram mobilizar e conscientizar os demais cursos a participarem da iniciativa não apenas na universidade, mas durante a vida externa ao ambiente pedagógico.

O evento é realizado mundialmente, entre 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. As atividades promovidas pelo município de Caraguatatuba visam o enfrentamento de toda forma de violência contra a mulher, com campanhas que pretendem ainda promover o debate sobre os demais tipos de violências e estimular a cultura da paz e do convívio harmonioso entre todos, independentemente de classe social, gênero, grupo etário etc.

Assim, durante as atividades que foram iniciadas com o curso de pedagogia, relativas às ações que abordaram a violência psicológica, criou-se um ambiente seguro e oportuno onde os estudantes pensaram e apresentaram situações pelas quais os próprios foram submetidos a algum tipo de violência dessa natureza.

As experiências foram expostas por meio de frases e para trabalhar esse trauma, foi proposta a construção de poesias, por meio das quais se pretendeu superar dores e angústias que ainda assolassem aqueles que sofreram as violências reportadas. Dessa forma, o resultado do trabalho foi exposto em painéis, assim como foi efetuado o convite para toda a faculdade – professores, alunos e funcionários a participarem do projeto.

A exposição de painéis estará à mostra até o dia 14 de novembro, e terá como objetivo conscientizar os universitários, bem como o público em geral, para pensar a respeito do tema e analisar se os próprios estariam sendo vítimas deste tipo de violência, para assim buscarem a devida a ajuda para superar esse mal.

Psicóloga Divina

Doutora em Psicologia Clínica

I Mostra Módulo de Produção CAPES PIBID e Residência Pedagógica

Divina de fátima dos Santos

Doutora em Psicologia Clínica

I Mostra Módulo de Produção CAPES PIBID e Residência Pedagógica

Ocorreu no Centro Universitário Módulo, entre os dias 21 e 31/10, no hall de entrada do bloco 1, a exposição dos trabalhos acadêmicos produzidos pelos alunos da instituição e que foram realizados no âmbito do PIBID e do programa de Residência Pedagógica, subáreas: Educação Física e Pedagogia.

A exposição contou com projetos de temas variados e que vêm sendo desenvolvidos por meio de apoio do CAPES, na qual foram apresentados exemplos do emprego de práticas educacionais em escolas públicas, tanto na cidade de Caraguatatuba quanto em Ubatuba. Assim, o evento pôde trazer muita alegria aos estudantes que aproveitaram a ocasião, para divulgar a importância do trabalho que estão realizando na região, seus impactos e a revolução no modo ensinar, tornando a aprendizagem mais estimulante. Todos que participaram, tiveram a oportunidade de explicar aos presentes como funciona a relação entre teoria e prática, além de unirem os conceitos teóricos estudados em sala de aula, aplicando-os de maneira interativas nas escolas municipais, e, dessa forma, ampliando significativamente o aprendizado das crianças.

Já os universitários do Módulo que participaram dessa exposição, também puderam constatar e compreender melhor os assuntos abordados pelos seus colegas, de modo que se sentiram estimulados a ingressarem em futuras pesquisas acadêmicas na instituição.

Alunos do curso de Licenciatura em Educação Física ao lado do Prof. Teófilo.

Os estudantes que já haviam exibido seus trabalhos em São Paulo, tiveram a oportunidade de apresentar as produções tanto para a comunidade acadêmica, quanto para o público local. A produção de artigos onde são relatadas as experiências práticas obtidas pelos estudantes, bem como suas orgulhosas exibições, são elementos fundamentais para pavimentar a formação de futuros profissionais da educação.

Além de divulgar os cursos superiores oferecidos pela instituição, a mostra foi importante para disseminar o conhecimento acadêmico na esfera municipal, atraindo a atenção de toda comunidade para a educação superior de qualidade que é oferecida pelo Módulo.

A exposição das pesquisas acadêmicas, também ocorrerá nas escolas participantes do projeto, tanto em Caraguatatuba, quanto em Ubatuba. Vale lembrar que, em todas as escolas participantes do projeto, existe o acompanhamento de um professor local que faz a supervisão e orientação in loco dos universitários, o que dinamiza ainda mais essa atividade. Já no Centro Universitário Módulo, os professores que acompanham e orientam os alunos em todas as etapas deste importante projeto, são os professores Dra. Divina de Fátima dos Santos, Dra. Shirley Cabarite, Ms. Antônio Roberto Alves Felippe e Ms. Teófilo Antônio Máximo Pimenta.

Público presente

Psicóloga Divina

Doutora em Psicologia Clínica

Professoras Divina de Fátima dos Santos e Sandra Faustino promovem intervenção com os alunos de Enfermagem do Módulo

Divina de fátima dos Santos

Doutora em Psicologia Clínica

Professoras Divina de Fátima dos Santos e Sandra Faustino promovem intervenção com os alunos de Enfermagem do Módulo

Na última quarta feira de outubro (30/10), uma intervenção artística ocorria na sala de dança  do Centro Universitário Módulo. Promovida Professoras Divina de Fátima dos Santos e Sandra Faustino, com participação de estudantes matriculados no último semestre do Curso de Enfermagem, a atividade se deu após solicitação da professora de estágio Ms Lidiane Dias dos Anjos, uma vez que notou sinais de estresse emocional da equipe que se encontra em fase final de sua formação, mas que ainda precisavam concluir diversos compromissos acadêmicos para sua formação.

114 alunos, divididos em duas turmas, participaram da atividade, no período da manhã participaram 83 alunos e no período da tarde 31. A intervenção, que não atrapalhou os compromissos acadêmicos dos estudantes, contou ainda com o apoio e acompanhamento de diversos docentes do curso de Enfermagem.

A equipe do NAPP, que é formada pelas profissionais Dra. Divina de Fátima dos Santos (psicóloga) e Prof.ª Ms. Sandra de Fátima Faustino dos Santos (Arte-educadora) do Módulo produziu a atividade com toda a devida atenção e carinho, contando com um ambiente especial, em sala ampla com música ambiente que pode proporcionar aconchego para os participantes, fundamental para que os mesmos pudessem relaxar e se soltarem.

As dinâmicas desenvolvidas trabalharam a concentração e o relaxamento, por meio de trabalho com a expressão corporal, dinâmica musical que formavam o objetivo da intervenção, que foi aprovada por todos que ali estavam.

Psicóloga Divina

Doutora em Psicologia Clínica

Alunos e professores do Centro Universitário Módulo e Faculdade São Sebastião participam do ENID 2019 – Cruzeiro do Sul Educacional

Divina de fátima dos Santos

Doutora em Psicologia Clínica

Alunos e professores do Centro Universitário Módulo e Faculdade São Sebastião participam do ENID 2019 - Cruzeiro do Sul Educacional

O grupo Cruzeiro do Sul promoveu no último dia 19 de outubro o Encontro de Iniciação à Docência – ENID 2019, evento que visa estimular o ofício da docência e que contou com a participação de alunos e professores dos cursos de licenciatura, bem como de docentes de diversas áreas do ensino superior.

Professores e Coordenadores do Grupo Cruzeiro Sul participantes do CAPES e a participação especial do Professor Hermes Ferreira Figueiredo.

Participaram um total de 110 alunos das Faculdade São Sebastião FASS e do Centro Universitário Módulo no município de Caraguatatuba. O evento ocorreu no campus Anália Franco da Universidade Cruzeiro do Sul, na capital paulista, local em que os graduandos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e Residência Pedagógica do CAPES puderam compartilhar suas atividades, produções, pesquisas e práticas de ensino, empregadas no âmbito da educação, juntamente com alguns professores supervisores e preceptores das escolas municipais do litoral. Acompanharam os estudantes em sua viagem do litoral à capital paulista os professores da IES que participam do projeto CAPES:  Profa. Dra. Divina de Fatima dos Santos, Profa. Dra. Eliane de Alcantara Teixeira, Profa. Dra. Shirley Cabarite da Silva, Prof. Ms. Edilson Geraldo de Almeida, Prof. Ms Antonio Roberto Alves Felippe, Prof. Ms Evanilde Silva, Prof. Ms. Teofilo Máximo Pimenta, entre outros docentes convidados para participar do evento.

Participantes do ENID 2019 – presentes no cerimonial de abertura.

Os estudantes produziram artigos baseados em suas pesquisas de PIBID e Residência Pedagógica, realizadas em escolas municipais, envolvendo os municípios de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Os projetos encontram-se em andamento. Além dos artigos, os alunos confeccionaram banners para serem exibidos durante o evento, que reuniu estudantes do Grupo Cruzeiro do Sul.

Profa. Dra. Shirley Cabarite ao lado do estudante Diego de Paula de Pedagogia do Módulo

Os trabalhos dos alunos foram avaliados por professores do Grupo, que analisaram a coerência e efetividade de cada pesquisa, premiando os trabalhos que se destacaram pela qualidade e inovação.

Professor Ms. Antonio Roberto Felippe ao lado de suas orientandas do Programa Residência Pedagógica – CAPES do Módulo

O evento só foi possível graças à dedicação dos profissionais das diferentes IES que trabalharam juntamente com seus alunos e professores nas escolas públicas no sentido de elaborar e assimilar os conceitos teóricos em sala de aula e sua efetiva aplicabilidade nas escolas públicas, fator imprescindível para a formação desses futuros professores. A maior estimuladora para que o evento tivesse grande sucesso foi a Profa. Dra. Silvia Valéria Vieira que também é Coordenadora Institucional CAPES do Grupo Cruzeiro do Sul. Vale ressaltar o entusiasmo com que coordenou todas as etapas do evento.

Profa. Dra. Silvia Valeria Vieira ao lado de alguns professores do ENID do Centro Universitário Módulo de Caraguatatuba e da Faculdade São Sebastião - FASS.

O Centro Universitário Módulo e a Faculdade São Sebastião, bem como as demais do grupo Cruzeiro do Sul também participaram de exposições de fotografias, onde alunos exibiram imagens captadas em sala e aula e expuseram no evento, o que criou um ambiente de trocas de experiência entre alunos de outras instituições e outros cursos, como História, Letras, Filosofia, Pedagogia, Educação Física etc.

Pela manhã ocorreu a abertura oficial do ENID 2019 e as exposições de banners. Logo após o almoço tivemos palestras e debates em mesas redondas com professores de diferentes faculdades do grupo.

O evento contou ainda com o lançamento do livro Intergeracionalidade: Cartas na Mesa, obra produzida pela Professora Doutora Divina de Fátima dos Santos e que versa sobre o tema da educação, possibilitando aos participantes adquirir seus exemplares durante o lançamento.

Professora Dra. Shirley Cabarite ao lado de Dra. Divina Fatima dos Santos durante o lançamento do livro “Intergeracionalidade: Cartas na mesa”

Os alunos ficaram extremamente felizes com a oportunidade de exibir suas produções em um grande centro urbano, ampliando seus horizontes e ganhando amadurecimento intelectual, além de desenvolvimento cultural. Esse tipo de iniciativa promovida pelo Grupo Cruzeiro do Sul, Centro Universitário Módulo e Faculdade São Sebastião é de extrema importância para viabilizar o desenvolvimento local por meio da educação, uma vez que seja dotada de grande potencial para criar laços com os cidadãos que valorizam cada vez mais o papel desenvolvido pela faculdade.

Durante o ENID 2019, professores participantes no evento foram convidados a ingressar em mesas redondas, onde foram debatidos temas diversos, contando também com a participação de alunos que puderam se inscrever em cada um desses temas. Ocorreram ao todo 180 apresentações em formato de banner e 9 mesas de trabalho, as quais contaram com a participação de 423 alunos e 70 professores além de, palestras e mesas de trabalho.

Imagem do pátio com os banners em exposição.

Agradecemos a todos os apoiadores e idealizadores desse importante evento, que certamente trará contribuição educacional, cultural e emocional a todos os estudantes do evento. Além disso, evento como esse fortalece a figura do jovem futuro professor, uma vez que ele  passa a compreender melhor seu papel e sua importância numa sociedade cada vez mais complexa, que necessita de olhares amplos e sensíveis para a verdadeira educação, sem se esquecer de unir e integrar teoria e prática em sua vida profissional, tanto nas escolas como na comunidade da qual faz parte.

Psicóloga Divina

Doutora em Psicologia Clínica